A Parábola do Servo Fiel (Mateus 24.45-51)
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoEsta parábola é sobre um servo que foi encarregado de toda a casa, o que incluía a responsabilidade de dar a outros servos sua porção de alimento no tempo devido. Jesus diz: “Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar” (Mt 24.46). Esse servo será promovido e assumirá uma responsabilidade adicional. Em contrapartida, Jesus observou:
Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: “Meu senhor está demorando”, e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes. (Mt 24.48-51)
Em um contexto de trabalho moderno, o servo da parábola seria equivalente a um gerente com um dever para com os proprietários enquanto gerencia outros trabalhadores. Os interesses do proprietário são atendidos apenas quando as necessidades dos trabalhadores são atendidas. O gerente tem responsabilidades para com aqueles que estão acima e abaixo dele em termos de autoridade. Jesus diz que é dever do líder-servo estar atento às necessidades daqueles que estão tanto abaixo quanto acima dele. Não pode justificar os maus-tratos àqueles sob sua autoridade alegando que isso de alguma forma visa ao benefício de seus superiores. Jesus retrata essa realidade de forma dramática na punição aplicada ao trabalhador que se preocupa apenas com os próprios interesses (Mt 24.48-51).