Bootstrap

O meu jugo é suave (Mateus 11.28-30)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Tales two kingdoms

À medida que caminhamos pelo Evangelho de Mateus, vemos que a oposição a Jesus — sua mensagem e suas ações — está aumentando. Ela chega ao ápice em Mateus 12.14, diante da decisão dos líderes religiosos de pará-lo, ainda que isso significasse ter de matá-lo. Isso prefigura e dá início ao final para o qual a narrativa inteira está apontando: a crucificação de Jesus em Jerusalém. Ciente do que o espera no futuro, Jesus ainda assim diz aos seus seguidores:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11.28-30)

Se realizarmos nosso trabalho em união com ele, encontraremos satisfação e experimentaremos bons relacionamentos com Deus e com as pessoas.[1] Quando Deus deu uma tarefa para Adão realizar no Jardim do Éden, o trabalho era suave e o fardo era leve sob a autoridade de Deus. Quando o casal humano se rebelou contra seu Criador, o caráter do trabalho mudou para uma labuta pesada contra espinhos e ervas daninhas (Gênesis 3). Jesus nos convida a trabalhar em parceria com ele com a promessa de descanso para a nossa alma. (Você encontrará mais sobre trabalhar juntamente com Cristo em “2Coríntios 6.14-18” em 2Coríntios e o trabalho, em www.teologiadotrabalho.org.)