Bootstrap

Introdução a Lucas

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Introduction luke

O evangelho de Lucas proclama Jesus como o rei que vem ao mundo. Designado por Deus, seu governo corrigirá tudo o que deu errado após a rebelião e a queda da humanidade que começaram com Adão e Eva. Atualmente, grande parte do mundo é governada por pessoas rebeldes à autoridade de Deus. No entanto, este mundo é o reino de Deus, e as coisas da vida cotidiana — incluindo o trabalho — são as do reino de Deus. Ele se preocupa profundamente com a governança, a produtividade, a justiça e a cultura de seu mundo.

Jesus é o rei e o modelo para todos aqueles que detêm autoridade inferior. Embora os cristãos estejam habituados a se referir a Jesus como “rei”, de alguma forma, para muitos de nós, esse título passou a ter uma conotação principalmente religiosa, em vez de se referir a um reino de fato. Dizemos que Jesus é o rei, mas muitas vezes queremos dizer que ele é o rei dos sacerdotes. Pensamos nele como o fundador de uma religião, mas Lucas demonstra que ele é o refundador de um reino — o reino de Deus na terra. Quando Jesus está pessoalmente presente, até mesmo Satanás e seus aliados reconhecem seu governo (por exemplo, Lc 8.32) e seu poder é incontestável. Depois de retornar temporariamente ao céu, seu modelo mostra aos cidadãos de seu reino como exercer autoridade e poder em seu lugar.

A liderança de Jesus se estende a todos os aspectos da vida, incluindo o trabalho. Não é surpresa, então, que o Evangelho de Lucas tenha ampla aplicação no trabalho. Lucas presta muita atenção a tópicos relacionados ao trabalho, como riqueza e poder, economia, governo, conflito, liderança, produtividade e provisão, e investimento, como discutiremos. Prosseguiremos mais ou menos na ordem do texto de Lucas, embora ocasionalmente utilizemos passagens fora de sequência, para que possamos considerá-las como unidade relativamente a outras passagens que compartilham o mesmo tema. Não tentaremos discutir as passagens que pouco contribuem para a compreensão do trabalho, dos trabalhadores e dos locais de trabalho. Talvez seja uma surpresa constatar quanto do Evangelho de Lucas está relacionado ao trabalho.