Introdução a João
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoO trabalho permeia o Evangelho de João. Começa com a obra do Messias, que é o agente de Deus na criação do mundo. A obra de criação realizada por Cristo é anterior à Queda, à sua encarnação na forma de Jesus de Nazaré e à sua obra de redenção. Ele é enviado por Deus como o redentor do mundo justamente por ser seu cocriador. Sua obra de redenção não é uma nova linha de ação, mas a restauração do mundo para seguir o caminho para o qual sempre foi destinado. É o cumprimento da promessa feita na criação.
O trabalho humano faz parte do cumprimento da criação (Gn 2.5). No entanto, a obra dos seres humanos se corrompeu e, por isso, a redenção do trabalho se tornou parte da redenção do mundo pelo Messias. Vemos que a obra que Jesus realiza para o Pai durante seu ministério terreno se constitui em um aspecto do amor mútuo entre o Pai e o Filho. “As palavras que eu digo não são apenas minhas. Ao contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra” (Jo 14.10). Isso fornece o modelo do trabalho humano redimido, que também tem o propósito de nutrir o amor uns pelos outros à medida que trabalhamos juntos no bom mundo de Deus. Além de servir de modelo do bom trabalho, Jesus ensina sobre tópicos relacionados ao local de trabalho, como chamado, relacionamentos, criatividade e produtividade, ética, verdade e engano, liderança, serviço, sacrifício e sofrimento, e dignidade do trabalho.
Um dos principais interesses de João é lembrar as pessoas de que um olhar informal para Jesus nunca será suficiente. Aqueles que permanecem com ele descobrem que as imagens simples que ele usa se abrem para uma maneira inteiramente nova de enxergar o mundo. Isso vale tanto para o trabalho quanto para qualquer outra coisa. A palavra grega para “trabalho” (ergon) aparece mais de vinte e cinco vezes no Evangelho, enquanto o termo mais geral para “fazer” (poieō) ocorre mais de cem vezes. Na maioria dos casos, as palavras se referem à obra de Jesus para o Pai; mas, mesmo isso, ao que parece, será promissor para o emprego humano comum. A chave para dar sentido a esse material é o fato de que é preciso trabalhar para descobrir o significado do Evangelho de João, que muitas vezes é mais profundo do que uma leitura superficial pode revelar. Portanto, vamos nos aprofundar em um número limitado de passagens cujo significado particular refira-se a aspectos como trabalho, trabalhadores e locais de trabalho. Deixaremos de lado passagens que não contribuem de maneira específica para o nosso tema.