Contexto de Colossos e colossenses
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do TrabalhoHistória da cidade de Colossos
As cidades crescem à medida que desenvolvem centros comerciais que oferecem empregos para os moradores. A antiga cidade de Colossos foi construída em uma importante rota comercial que atravessava o vale do rio Lico, na província romana da Ásia Menor (no canto sudoeste da atual Turquia). Lá, os colossenses fabricavam um belo tecido de lã vermelho-escuro (colossinum) pelo qual a cidade ficou famosa. Mas a importância de Colossos como centro de negócios diminuiu significativamente por volta de 100 a.C., quando a cidade vizinha de Laodicéia foi fundada como uma concorrente ativa e comercialmente agressiva. As duas cidades, junto com a vizinha Hierápolis, foram destruídas por terremotos em 17 d.C. (no reinado de Tibério) e novamente em 60 (no reinado de Nero). Reconstruída após cada terremoto, Colossos nunca recuperou sua proeminência inicial e, em 400, a cidade já não existia.
História da igreja colossense
O apóstolo Paulo passou dois anos plantando uma igreja em Éfeso e, em Atos 19.10, aprendemos que, irradiando desse centro, “todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor”. Quer o próprio Paulo tenha se espalhado na atividade missionária por toda a província quer alguns de seus convertidos o tenham feito, uma igreja foi plantada em Colossos. É provável que Epafras tenha fundado a igreja colossense (Cl 1.7), e a partir de 1.21 presumimos que a igreja era composta principalmente de gentios.
Filemom era cidadão de Colossos e um líder justo naquela igreja. Ele também era um proprietário de escravos. Onésimo, seu escravo, havia escapado e, mais tarde, encontrara o apóstolo Paulo e respondera à mensagem do evangelho sobre Jesus. Na carta aos colossenses, Paulo nos mostra como o relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo nos afeta no local de trabalho. Especificamente, ele escreve sobre como os escravos devem fazer o trabalho para seus senhores e como os senhores devem tratar seus escravos. A curta carta pessoal a Filemom amplia nossa compreensão da ordem de Paulo em Colossenses 4.1.
Qual era o propósito das cartas de Paulo aos colossenses e a Filemom?
Acredita-se que as cartas aos colossenses e a Filemom tenham sido escritas da prisão, por volta de 60 a 62. Naquela época, Nero era o imperador cruel e insano do Império Romano, que podia ignorar as reivindicações de cidadania romana de Paulo.
Da prisão, Paulo ouvira dizer que os cristãos colossenses, que antes haviam sido fortes na fé, agora estavam vulneráveis às mentiras sobre a fé (2.4, 8, 16, 18, 21-23). Ele escreveu para refutar cada um dos erros teológicos que os colossenses foram tentados a abraçar. As cartas, no entanto, levam os leitores muito além dessas questões de engano. Paulo se importava profundamente com o fato de que todos os seus leitores (hoje, assim como os colossenses, há dois mil anos) entendessem o contexto de sua vida dentro da história de Deus e como isso guarda semelhança com seus relacionamentos no trabalho.