Bootstrap

Versículos-chave e temas nas epístolas gerais

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Default bible

Versículo

Tema

Tiago 2.15-16 Se um irmão ou uma irmã precisar de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem, porém, lhe dar o que necessita, de que adianta?

Tiago 2.26 Portanto, como o corpo sem espírito está morto, assim a fé sem obras está morta.

1João 3.18-19 Filhinhos, não amemos de palavra nem da boca para fora, mas em ação e em verdade. Desta forma sabemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante dele.

Tiago 3.16 Pois, onde há inveja e ambição egoísta, há confusão e toda espécie de males.

Princípio-chave de servir os outros em vez de servir a si mesmo.

Tiago 1.17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Princípio-chave de depender de Deus

Tiago 1.19 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.

Tiago 1.26 Se alguém se considera religioso, mas não refreia a língua, engana a si mesmo. A sua religião não tem valor algum!

Ouvir e evitar o discurso áspero

Tiago 2.9 Mas, se tratarem os outros com parcialidade, cometem pecado.

Não mostrar favoritismo

Tiago 4.13-14 Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã!

Reconhecimento de que não somos a fonte de nosso próprio sucesso

Tiago 5.4 Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos e que vocês retiveram com fraude está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Práticas trabalhistas e salariais justas

Tiago 5.8 Sejam também pacientes e fortaleçam o coração de vocês, pois a vinda do Senhor está próxima.

Paciência

Tiago 5.12 Que o “sim” de vocês seja realmente sim, e o “não” seja não, para que não caiam em condenação.

Veracidade

Tiago 5.13 Há alguém sofrendo entre vocês? Que ele ore.

Tiago 1.5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá generosamente sem reprovar ninguém, e lhe será concedida.

Oração por necessidades específicas

Tiago 5.16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Confessar aos outros e perdoar os outros

1Pedro 2.13-14 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema; seja aos governantes, como enviados por ele para punir os que praticam o mal e aprovar os que praticam o bem.

Obediência às autoridades civis

1Pedro 2.18-19 Escravos, sujeitem-se aos seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos perversos. Porque é louvável que, por causa da sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições, ainda que sofra injustamente.

Obediência às autoridades do local de trabalho

1Pedro 4.12 Amados, não estranhem o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo.

Esperando a adversidade por seguir a Cristo

1Pedro 2.20 Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem pecado? Mas, se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.

Suportar o sofrimento

1Pedro 3.9 Não paguem mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam, pois vocês sabem que para isso foram chamados e, assim, receberão bênção por herança.

Evitar retaliação

1Pedro 5.2-3 Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que foram confiados a vocês, mas como exemplos para o rebanho.

Liderança servidora

2Pedro 3.13 Mas, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

Vida eterna em uma nova terra, purificada do mal

1João 1.7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1João 3.2 Quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Transformação pessoal como fundamento da ética

Judas 12 [Eles] comem com vocês sem temor algum, de modo que pastoreiam a si mesmos.

Responsabilidade dos líderes

Judas 22-23 Tenham compaixão daqueles que duvidam; salvem outros, arrebatando-os do fogo; a outros, ainda, mostrem misericórdia, com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.

Misericórdia e responsabilidade não são mutuamente exclusivas