Bootstrap

Introdução a 2Coríntios

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Introduction corinthians 2

Se 1Coríntios nos dá uma visão incomparável da vida cotidiana de uma igreja do Novo Testamento, 2Coríntios nos oferece um vislumbre único do coração e da alma do apóstolo cujo trabalho fundou e edificou aquela igreja. Vemos Paulo em ação, ensinando e dando exemplos de transparência, alegria, bons relacionamentos, sinceridade, reputação, serviço, humildade, liderança, desempenho e responsabilidade, reconciliação, trabalho com descrentes, encorajamento, generosidade, cumprimento oportuno das obrigações e uso adequado da riqueza.

Esses tópicos relacionados ao local de trabalho surgiram por causa das lutas e oportunidades diárias que Paulo encontrou em seu próprio trabalho como apóstolo. Durante o período que antecedeu a redação de 2Coríntios, Paulo enfrentou uma série de “conflitos externos [e] temores internos”, como ele próprio descreve a situação (2Co 7.5). Isso claramente deixou sua marca nele, e o resultado é uma carta como nenhuma outra do Novo Testamento — intensamente pessoal, exibindo uma gama completa de emoções, desde angústia e agitação até exuberância e confiança. Como resultado dessa adversidade, Paulo se tornou um líder e um trabalhador mais eficaz. Todos aqueles que desejam aprender a ser mais eficazes no trabalho — e que estão dispostos a confiar em Deus quanto à capacidade de realizá-lo — encontrarão um modelo prático em Paulo e em seus ensinamentos presentes em 2Coríntios.

As interações de Paulo com a igreja em Corinto (2Co)

Na introdução de 1Coríntios, observamos que Paulo estabeleceu a igreja de Corinto durante sua primeira estada lá (inverno de 49/50 até o verão de 51). Mais tarde, ele escreveu uma carta à igreja de Corinto, um documento que não existe mais (é mencionada em 1Co 5.9) e uma carta que foi preservada — nossa 1Coríntios. Ele também visitou a igreja três vezes (2Co 12.14; 13.1). Sabemos a partir de Romanos 16.1 que Paulo escreveu sua epístola aos romanos durante uma de suas estadas em Corinto.

No entanto, o relacionamento de Paulo com a igreja em Corinto era tenso. A certa altura, ele lhes escreveu aquela que veio a ser conhecida como a “carta severa” [1] — que aparentemente era bastante dura (ver 2Co 2.4). Ele a enviou aos coríntios por meio de Tito, na esperança de que isso trouxesse uma mudança de opinião entre seus antagonistas em Corinto. O conflito não resolvido com a igreja deixou Paulo inquieto enquanto esperava por uma resposta deles (2Co 1.12-13). Quando Tito finalmente chegou, no outono de 55, trouxe boas notícias de Corinto. A carta severa de Paulo havia, de fato, provado ser notavelmente benéfica. Os crentes, que haviam sido a causa de tanta tristeza, ficaram verdadeiramente tristes com a ruptura de seu relacionamento com Paulo, e sua tristeza os levou ao arrependimento (2Co 7.8-16).

Em resposta a essa notícia, Paulo escreveu 2Coríntios, ou mais precisamente os sete primeiros capítulos da carta, para expressar sua alegria e gratidão a Deus e aos coríntios pelo relacionamento restaurado entre eles. Nesses capítulos, ele exemplifica o tipo de transparência, alegria, atenção aos relacionamentos, integridade, reputação, serviço, dependência de Deus, conduta ética, caráter e encorajamento que Deus chama todos os cristãos a incorporarem. Em seguida, nos capítulos 8 e 9, ele se volta para os tópicos de generosidade e cumprimento de obrigações, ao exortar os coríntios a contribuírem para o alívio dos cristãos em Jerusalém, o que eles prometeram fazer. Nesta seção, Paulo destaca como nossas necessidades são atendidas pela generosidade de Deus, não apenas para que não nos falte nada do que precisamos, mas também para que tenhamos muito o que compartilhar com os outros. Nos capítulos 10 a 13, ele descreve as marcas da liderança piedosa, aparentemente em resposta às notícias perturbadoras que recebeu sobre os chamados “superapóstolos” que estavam desencaminhando alguns membros da igreja de Corinto. Embora não estejamos preocupados aqui com a liderança da igreja em si, as palavras de Paulo nesta seção são diretamente aplicáveis ​​a todos os locais de trabalho.