Introdução a 1 e 2Tessalonicenses
Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
Qual era o ponto principal de Paulo em suas cartas aos tessalonicenses?
Em suas cartas aos tessalonicenses, Paulo deixou claro que os cristãos precisam continuar seu trabalho observando o perfil de serviço e excelência; que a obra de Jesus não substituía o trabalho dos próprios crentes.
“Trabalhamos duro para que você não precise fazer isso.” Essa é a linha de propaganda de um limpador de banheiro moderno, [1]
De um commercial de televisão dos EUA para um produto de limpeza de banheiro com “Scrubbing Bubbles.”
Em suas cartas aos tessalonicenses, Paulo não permitiria nada disso. Ele deixou claro que o caminho de Cristo não é ociosidade, mas serviço e excelência no trabalho.
Qual foi a história de Tessalônica e sua igreja?
Capital da província romana da Macedônia e um importante porto marítimo do Mediterrâneo, Tessalônica tinha uma população de mais de 100 mil habitantes. [2]
Rainer Riesner, Die Frühzeit des Apostels Paulus: Stüdien zur Chronologie, Missionsstrategie, und Theologie, in Wissenschaftliche Untersuchungen zum Neuen Testament (Tübingen: Mohr, 1994), p. 301. Para mais informações sobre Tessalônica, consulte Gene L. Green, The Letters to the Thessalonians (Grand Rapids: Eerdmans, 2002), p. 1–47.
A igreja em Tessalônica foi fundada por Paulo e seus cooperadores Timóteo e Silas, durante a chamada Segunda Viagem Missionária, em 50 d.C. Deus operou poderosamente por meio de missionários, e muitos se tornaram cristãos. Embora alguns judeus tenham acreditado (At 17.4), a maioria da igreja era formada por gentios (1Ts 1.9-10). Mesmo contando com alguns membros relativamente ricos — como Jasom, Aristarco e várias “mulheres de alta posição” (At 17.4, 6-7; 20.4) —, parece ter consistido em grande parte de trabalhadores braçais (1Ts 4.11) e, presumivelmente, de algumas pessoas escravizadas. Em 2Coríntios, Paulo afirma que as “igrejas da Macedônia” eram marcadas pela “extrema pobreza” (2Co 8.2), e a igreja de Tessalônica teria sido incluída em suas fileiras.
As circunstâncias precisas que levaram Paulo a escrever essas duas cartas [4]
A autoria de Paulo em 2Tessalonicenses é levada ao pé da letra aqui (2Ts 1.1; 3.17), embora a questão da autoria tenha sido amplamente debatida, como foi discutido nos comentários de uso geral (Em comparação, a autoria de Paulo em 1Tessalonicenses não é significativamente contestada.) Em todo caso, a questão da autoria tem pouca ou nenhuma influência na contribuição de qualquer uma das cartas para a compreensão do trabalho na perspectiva cristã.