Bootstrap

Epílogo de louvor ao Mestre (Ec 12.9-14)

Comentário Bíblico / Produzido por Projeto Teologia do Trabalho
2629309

Segue-se um epílogo a respeito do Mestre, e não escrito por ele. O epílogo elogia sua sabedoria e repete sua admoestação de temer a Deus. Acrescenta novos elementos não encontrados anteriormente no livro, como a sabedoria de seguir os mandamentos de Deus à luz do julgamento futuro de Deus.

Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau. (Ec 12.13-14)

O julgamento futuro de Deus é visto como a chave para separar a mistura de bem e mal que permeia o trabalho no mundo caído. Os vislumbres do caráter de Deus que vimos no livro — a generosidade, a justiça e a transcendência de Deus além dos limites do mundo — retratam uma bondade subjacente nos fundamentos do mundo, se pudéssemos viver de acordo com isso. Isso começa a sugerir que, no tempo de Deus, as tensões tão vividamente descritas pelo Mestre serão trazidas para uma harmonia que não é visível nos dias do Mestre, debaixo do sol. Será que o epílogo está prevendo um dia em que as condições da Queda não dominem nossa vida e nosso trabalho?